quinta-feira, 23 de outubro de 2008

INSTITUCIONAL, INSTITUIÇÃO

Ir.´.JOSÉ BUZATO contribui com esta definição de INSTITUCIONAL e INSTITUIÇÃO

INSTITUCIONAL, adj., relativo a uma instituição: Brasileiros aqui vierem, portugueses á foram ter, mas sem o seguimento e a continuidade que só dão as instituições. ... (Verbete, Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa CALDAS AULETE, 3a ed., 1978, Editora Delta)

INSTITUIÇÃO. (u-f), s. f., ... Quis ser instituição literária e nacional o que até ali não fora mais que mesquinha curiosidade (Lat. Coelho.) (Verbete, Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa CALDAS AULETE, 3a ed., 1978, Editora Delta)

Instituição. Molde em que se reuniram e se fixaram idéias que orientam em profundidade uma sociedade ou numeroso grupo social. São instituições brasileiras, p. ex., a Democracia, a Igreja Católica, as Forças Armadas. As instituições podem evoluir, mas o que lhes dá feição institucional é exatamente sua fixedez. Daí o brado tão comum de "defesa das instituições" quando se quer atacar as idéias revolucionárias, ou apenas diferentes, de grupos que aspiram a congregar o povo em torno de novas idéias, que eventualmente seriam novas instituições. Benéficas na sua missão de associar os homens dentro de conceitos que civilizam a vida social, as instituições tendem às vezes a estratificar e petrificar o que antes vivificavam. Daí as legítimas revoltas políticas como a Revolução de 1930 no Brasil, ou sociais, como França em 1789 ou Rússia de 1917. (Verbete, Barsa, 1973).

Instituição. Do latim institutio significando: arranjo, disposição, sistema. Termo extremamente vago para designar qualquer forma de organização da vida e da atividade coletiva dotada de uma certa fixedez, seja estatutária, seja meramente consuetudinária como por exemplo, uma universidade, uma associação beneficente, um serviço bancário. São valiosas na sua missão de congregar homens dentro de conceitos que regulam e canalizam a vida social. Possuem, no entanto, tendência para se tornarem rígidas, conservando a forma exterior, mas perdendo o sentido dos valores que as motivara, desligando-se assim, da realidade social que as rodeia. (Verbete, Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo, MEC, Departamento Nacional de Educação, Rio, 1967).

Nenhum comentário: